A análise de crédito tem como objetivo principal determinar a qualidade de crédito do cliente, bem como a capacidade de honrar as dívidas contraídas.
Se a avaliação demonstrar que há baixo risco de inadimplência, haverá uma recomendação para aprovar o pedido dentro dos valores e prazos combinados.
Caso contrário, o analista deverá propor novas condições ou, dependendo do caso, indicar que não haja a concretização do negócio.
Mas a avaliação de crédito vai além, indicando também a gravidade das perdas, caso a inadimplência ocorra.
Quanto mais alto for o valor das transações, maiores devem ser os cuidados. É o caso, por exemplo, dos segmentos farmacêutico, cosmético, agroveterinário e afins, com negociações que costumam movimentar cifras altíssimas.
Portanto, analisar cada um dos potenciais parceiros de negócios, é a forma mais segura de evitar perdas futuras.
Afinal, a inadimplência representa sérios riscos à sustentabilidade organizacional.
Acompanhe neste artigo os principais benefícios da análise de crédito para sua empresa.
Benefícios da análise de crédito para seus negócios
Analisar informações de crédito dos clientes permite identificar eventuais riscos existentes em uma negociação.
Com informações confiáveis e atualizadas, bem como seguindo a política de concessões da empresa, é possível diminuir incertezas e manter a saúde financeira da organização.
Isso ocorre porque a análise de crédito gera benefícios importantes para os negócios. Listamos os principais a seguir.
Reduz riscos de inadimplência
Realizada com informações confiáveis, a análise de crédito sinaliza a possibilidade do seu parceiro comercial deixar de honrar seus compromissos.
Assim, se a avaliação for negativa, é grande a chance do cliente ficar inadimplente e sua empresa deixar de receber o valor.
Agindo de forma preventiva, fazendo uso de dados e metodologias confiáveis, esse processo evita a inadimplência.
Também evita o desgaste e gastos com ações para tentar o recebimento. Entre eles, os custos provenientes do recebimento por meio judicial.
A análise de crédito aumenta a previsibilidade financeira
Com uma maior a segurança de que os valores negociados entrarão no caixa na data combinada, sua empresa ganha em previsibilidade.
Um bom estudo para concessão de crédito seguro permite receber os valores em dia, garantindo fluxo de caixa para sua empresa efetuar seus pagamentos.
Isso sem precisar recorrer a financiamentos ou empréstimos não planejados, prejudicando a saúde financeira e podendo gerar dificuldades financeiras.
Em outras palavras, a análise de crédito de seus clientes, aumenta a sustentabilidade e o desenvolvimento contínuo de seus negócios.
Amplia a segurança nas negociações
Avaliações aprofundadas levam a um melhor conhecimento dos parceiros comerciais. Assim, amplia a segurança na liberação de crédito para vendas a prazo.
No entanto, além de reduzir a incerteza no recebimento, a análise de crédito fortalece o relacionamento com os parceiros comerciais e facilita novos negócios.
Isso acontece porque, quando as vendas são fechadas e os valores devidamente recebidos, estabelece-se uma relação de maior confiança entre as empresas.
Assim, negociações futuras ocorrerão de modo mais rápido e ambas as organizações se conhecerão melhor.
E, como se sabe, relações benéficas para as duas partes, aumentam as chances de fidelização de seus clientes.
Avaliações confiáveis aumentam a competitividade
Como vimos, sem um processo eficiente para análise de crédito antes de fechar vendas, corre-se o risco de inadimplência.
Infelizmente, a falta de recebimento e de previsibilidade, a médio e longo prazos, ocasiona muitos problemas à organização. Afinal, nesse cenário a empresa precisa financiar as operações de seus clientes.
Ou seja, mesmo quando o valor não entra na data acertada, sua empresa tem que buscá-lo de outra fonte para honrar as dívidas empresariais assumidas.
Assim, é comum que recursos para melhorias sejam destinados a pagar dívidas, deixando de investir em ações que visam o desenvolvimento do negócio.
No entanto, com a proteção dos recebíveis, a empresa cresce continuamente, se destaca da concorrência e eleva a competitividade em seu segmento de atuação.
Análise de crédito evita dificuldades no fluxo de trabalho
Avaliações confiáveis levam a empresa a conceder, com segurança, mais crédito a clientes em primeira negociação – aqueles ainda desconhecidos da companhia.
Desse modo, o fluxo de vendas cresce e o faturamento tende a aumentar também. Em outras palavras, a análise de crédito permite uma gestão positiva, com avaliação adequada do perfil de cada cliente.
O resultado? Mais oportunidades de negócios, sem colocar em risco o caixa organizacional.
Análise de crédito requer dados confiáveis e atualizados
Todo estudo de crédito requer informações confiáveis e atualizadas, caso contrário comprometerá a análise e deixará de obter os benefícios anteriormente citados.
Quando esses dados devem servir de base para gestão de risco de empresas dos segmentos farmacêutico, cosmético, agroveterinário e afins, a melhor opção é contar com o apoio da Credinfar.
Com mais de cinco décadas de atuação, a instituição sem fins lucrativos gera informações seguras para suas Associadas realizarem avaliações e concessões com segurança.