O setor de cosméticos continua em franca expansão no Brasil, contabilizando um crescimento de 24% no primeiro semestre de 2022, em relação ao mesmo período em 2021, segundo pesquisa da NielsenIQ/Ebit.
A seguir vamos entender as principais razões por trás desse crescimento, as tendências emergentes e as oportunidades que esse setor oferece.
Produtos nacionais são referência no mercado de higiene e beleza
Com uma produção de qualidade, o Brasil vem se firmando como referência internacional quando o assunto são produtos para cuidados com a pele, cabelos, maquiagem, perfumes, entre outros.
Tanto que figura em primeiro lugar em estética e beleza na América Latina e em quarto no mercado global, atrás dos Estados Unidos, China e Japão.
A seguir apontamos as principais razões para esse bom desempenho do setor de cosmético:
1. Influência das mídias sociais
As mídias sociais vêm desempenhando um papel fundamental na popularização dos produtos de beleza, sendo um espaço onde influenciadores e celebridades compartilham dicas de beleza e avaliações de produtos. Isso gera uma demanda crescente por cosméticos, à medida que os consumidores buscam replicar os visuais que admiram nas redes sociais.
2. Maior consciência sobre saúde e bem-estar
A crescente preocupação com a saúde e o bem-estar também impulsionou o setor de cosméticos. Tanto que marcas que oferecem produtos naturais e orgânicos têm tido destaque, à medida que os consumidores buscam alternativas mais saudáveis e sustentáveis.
3. Diversificação de produtos
Além dos produtos tradicionais, como maquiagem e perfumes, novas categorias têm surgido, como cuidados pessoais voltados para homens. Essa variedade de opções tem atraído um público cada vez mais amplo.
4. Marcas nacionais e internacionais atuando juntas
Enquanto as marcas internacionais trazem inovação e reconhecimento global, as marcas nacionais muitas vezes oferecem produtos adaptados às necessidades e preferências dos consumidores locais. Essa combinação de opções tem ajudado a impulsionar o crescimento do setor de cosméticos.
5. Canais de distribuição diversificados
Além das lojas físicas, os consumidores podem comprar cosméticos pelo comércio eletrônico, o que oferece conveniência e acesso a uma ampla seleção de produtos.
Oportunidades futuras no setor de cosméticos
O mercado de cosméticos no Brasil ainda apresenta muitas oportunidades de crescimento.
Algumas tendências que prometem revolucionar a indústria cosmética são:
- Beleza inclusiva: a demanda por produtos de beleza inclusivos, que atendam a uma ampla gama de tons de pele e tipos de cabelo, está em ascensão e as marcas que abraçam a diversidade têm a oportunidade de expandir seu mercado;
- Produtos que retardam os efeitos da idade: com o envelhecimento da população, a busca por itens de cuidados com a pele e produtos antienvelhecimento tende a crescer;
- Personalização: a possibilidade dos consumidores criarem produtos sob medida para suas necessidades específicas, é uma tendência que está ganhando força;
- Mercado masculino: O setor de cosméticos está de olho no público masculino, à medida que mais homens adotarem uma rotina de autocuidados.
Foto: arquivo Credinfar
Credinfar participa da Beauty Fair, em São Paulo
Considerada a maior feira de beleza das Américas e a segunda maior em todo o mundo, a Beauty Fair mobilizou o setor de cosméticos para apresentar novidades e oferecer informações para quem atua na área.
Foram quatro dias de evento, ocorrido na capital paulista (em setembro/23), com a presença de especialistas nos Workshops e Congressos, do público de mais de 200 mil visitantes e cerca de 500 expositores.
Na ocasião, a Credinfar apresentou suas soluções destinadas a ajudar na análise e concessão de crédito, acelerando processos e tornando-os mais assertivos.
É a Credinfar disponibilizando informações seguras e atualizadas para contribuir com a evolução do mercado de cosméticos, que não para de evoluir.
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