Importância da análise de crédito no segmento cosmético

análise de crédito no segmento cosmético

A análise de crédito no segmento cosmético é uma estratégia essencial em um setor que não para de crescer.

Além disso, assim como o setor farmacêutico e agroveterinário, esse segmento negocia grandes valores, transformando a inadimplência em um perigo ainda maior para as finanças de uma empresa.

Portanto, a assertividade na concessão de créditos, bem como a correta avaliação de riscos ajuda a entender qual a probabilidade de um cliente pagar em dia. Ou, ao contrário, de não efetuar o pagamento.

Por outro lado, essa avaliação deve ser feita de forma eficiente, mas com a rapidez que o acelerado mercado atual exige.

Como conciliar eficiência com agilidade e redução no risco de inadimplência no setor de higiene pessoal e cosméticos?

Descubra a resposta desse importante tema com a leitura deste artigo sobre a análise de crédito no segmento cosmético.

O Brasil é um dos campeões mundiais de venda em produtos cosméticos

Segundo informações da Euromonitor, quando o assunto é consumo de produtos para higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, o Brasil está em quarto lugar. Atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão.

Principal mercado da América Latina, nosso país é responsável por 6,1% do consumo mundial. Por isso, é imprescindível que a análise de crédito no segmento cosmético seja bem executada.

Além disso, coleciona boas colocações em vários quesitos. Acompanhe:

  • 2o lugar no uso de fragrâncias e produtos masculinos;
  • 3o colocado em produtos de beleza e cuidados pessoais de massa;
  • Número 3 em lançamento de produtos no mercado mundial;
  • 4o lugar em itens para cabelo.

Somente no primeiro semestre de 2022, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, houve um crescimento de cerca de 10%.

Itens de higiene pessoal, especialmente sabonetes e produtos como creme/fio dental, subiram 6%. Já os da categoria cosmética, como shampoo e cremes, chegaram a comemorar um crescimento maior do que 10%.

Contudo, o posto de evolução mais expressiva em vendas está com produtos de maquiagem (rosto, boca, olhos, unha): 20%!

Com tanto dinheiro sendo negociado, naturalmente a análise de crédito no segmento cosmético ocupa papel de destaque.

Afinal, a avaliação assertiva é a principal ferramenta para evitar a inadimplência.

Perspectivas para o segmento cosmético são positivas

Citando, novamente, o estudo da Euromonitor, nos últimos cinco anos a categoria de beleza de luxo evoluiu 69%. A maior margem dentro do segmento de Perfumaria, Cosmético e Higiene Pessoal.

Na América Latina, o Chile lidera os gastos per capita com esses tipos de produtos (190 dólares). Brasil e Uruguai consomem 178 e 160 dólares, respectivamente. Já Colômbia, Equador, México e Peru gastam menos de 85 dólares cada.

Outro dado do estudo é muito bom para países da América Latina, inclusive o Brasil. Há mais de uma década, a América Latina é foco das atenções e desenvolvimento de grandes marcas internacionais. 

Considerando o interesse dessas empresas estrangeiras e, também, o crescimento da indústria nacional, as expectativas para o setor são ótimas. Estima-se que nos próximos cinco anos, o crescimento seja superior a 20%.

Assim sendo, voltamos a destacar a importância da análise de crédito no segmento cosmético. Só com avaliações pautadas em informações confiáveis e atualizadas, é possível acertar na concessão de crédito, sem colocar em risco o recebimento.

A análise de crédito no segmento cosmético requer informações de qualidade

A natureza dinâmica do mercado faz com que uma organização financeiramente saudável hoje, possa ter problemas para honrar suas dívidas amanhã. E vice-versa. Isto é, após um período complexo, consegue se restabelecer para voltar a comprar, pagar e crescer.

Nesse contexto, para ter eficiência, a análise de crédito no segmento cosmético começa com o uso de informações específicas do setor. Provenientes de fonte segura, atualizadas e, como consequência, totalmente confiáveis.

Além de mitigar riscos, essa avaliação assertiva vai agilizar o processo de decisão – mas existem outrasvantagens de uma avaliação bem executada.

Como, por exemplo, permite que a organização invista no desenvolvimento e testes de novos produtos, bem como amplie sua capacidade produtiva.

Também possibilita ações voltadas a ampliar a credibilidade da marca, ao mesmo tempo em que mantêm a empresa em crescimento contínuo e sustentável.

A Credinfar oferece às empresas que compõem seu quadro associativo informações seguras, atualizadas semanalmente. Todas elas voltadas para os setores farmacêutico, cosmético, agroveterinário e afins.

Assim, a análise de crédito no segmento cosmético pode ser realizada com segurança e eficácia.

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