3 dicas para reduzir a inadimplência em seus negócios

Reduzir a inadimplência influencia diretamente a saúde financeira organizacional. Afinal, sempre que um cliente deixa de efetuar o pagamento, ou atrasa a quitação do débito, o caixa da empresa sofre impactos. 

Quanto maior o volume de inadimplência, maiores as consequências para os negócios. Elas podem ir do adiamento dos planos de expansão até a necessidade de empréstimos. 

Ou seja, criar meios para combater esse problema, evita prejuízos e colabora para o desenvolvimento dos negócios

Por isso, elaboramos 3 dicas que vão ajudar a reduzir a inadimplência. Acompanhe! 

O desafio de superar um cenário econômico instável 

Não é segredo que vivemos um momento de grande cautela na economia nacional e mundial.  

Esse cenário de grande instabilidade levou ao crescimento da inadimplência. Tanto que no Brasil, estima-se que o problema atingiu cerca de 6 milhões de empresas em janeiro de 2022. Ou seja, um aumento de 1,4% em relação ao mesmo mês no ano anterior. 

O segmento de serviços foi o mais afetado, mas as indústrias também sofreram uma evolução de 8% no número de valores não recebidos. 

É inegável que esses dados são preocupantes, exigindo ações para reduzir a inadimplência. Entre elas, as que listamos a seguir. 

1. Faça um bom trabalho de pós-venda 

Ligar alguns dias antes do vencimento da fatura para checar o grau de satisfação com a compra ou se pretende fazer mais pedidos em breve é uma forma sutil de evitar o esquecimento do prazo de pagamento. 

Muitas vezes, esse contato também poderá servir para negociar uma nova data de vencimento, caso haja algum impedimento para quitar a dívida no dia previamente combinado. 

Além de ajudar a superar o desafio de reduzir a inadimplência, esta é uma dica que serve para fortalecer a relação entre sua empresa e seus clientes, ajudando na fidelização.  

Sem contar que evita o constrangimento de só contatar seus parceiros comerciais quando há problemas com a quitação do débito. 

2. Tenha uma régua de cobrança eficiente 

Elaborar uma régua de cobrança é uma excelente estratégia para reduzir a inadimplência.  

Acionada antes de ocorrer o atraso no pagamento, funciona como uma espécie de lembrete, enviando comunicados em datas previamente planejadas. Como exemplo, podemos citar as seguintes ações: 

  • Envio da fatura por e-mail 30 dias antes do vencimento; 
  • Disparo de e-mail com lembretes próximos à data de pagamento; 
  • Comunicado de inadimplência, no caso de não quitação do débito. 

Lembre-se: deixar de receber é péssimo. Mas demorar para perceber que o pagamento não foi efetuado, e deixar tomar as medidas cabíveis com agilidade, é ainda mais grave.

Por isso, tenha um controle financeiro eficiente, preferencialmente, usando recursos tecnológicos para agilizar e tornar todo o processo de cobrança mais eficiente. 

3. Análise de Crédito: a melhor forma de reduzir a inadimplência  

Que tal evitar, ou minimizar ao máximo, os problemas gerados pela falta de pagamento de seus clientes?  

Pois a maneira mais inteligente e eficiente para conseguir esse objetivo é agir de modo preventivo. 

A análise de crédito oferece parâmetros para avaliar com profundidade o perfil da empresa que deseja fazer negócios com sua organização.  

Assim, permite avaliar se ela está apta ou não a honrar os compromissos financeiros a serem assumidos com o fechamento dos negócios. 

Para reduzir a inadimplência e evitar aborrecimentos futuros, ao fazer a análise de crédito considere dois pontos essenciais. 

A) Verifique o histórico do cliente  

Faça um levantamento do histórico de transações comerciais e consulte os órgãos de proteção ao crédito.  

Esse estudo identificará obrigações não pagas e, nesses casos, mostrará o tempo médio de atraso do pagamento. 

B) Analise a capacidade de pagamento 

Quanto do faturamento da empresa está comprometido com dívidas? Qual o percentual disponível para quitar novas compras?  

Analisar o balanço patrimonial e outras demonstrações financeiras darão essas respostas, permitindo avaliar a real capacidade que seus clientes têm para honrar compromissos. 

Com base nesse estudo criterioso, é possível estabelecer um limite seguro de crédito para cada cliente, considerando a política de crédito da empresa. 

Essa providência é essencial, especialmente porque no B2B os valores negociados costumam ser bem mais altos do que B2C. 

Com esses cuidados, sua empresa consegue reduzir a inadimplência e seus clientes evitam o endividamento. Ou seja, ambos saem ganhando. 

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Com esse apoio, nossas Associadas têm segurança e agilidade no processo de concessão de crédito.  

Assim, ajudamos a reduzir a inadimplência e colaboramos com o desenvolvimento seguro das empresas que compõem nosso quadro associativo. 

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