Os critérios para análise de crédito para indústrias que vendem diretamente para outras empresas, o chamado B2B, precisam ser bem claros.
Afinal, a inadimplência representa um dos maiores riscos à sustentabilidade de todo tipo de negócio. Entre eles, os segmentos farmacêutico, cosmético, agroveterinário e similares com seu grande volume de transações e valores.
Não importa se a negociação envolve um cliente novo ou compradores habituais, o mesmo rigor deve ser aplicado em todas as transações comerciais.
Esse cuidado é necessário porque toda organização corre o risco de passar por dificuldades financeiras em algum momento. Assim, mesmo sem ser o desejo, poderá ter dificuldades para pagar suas dívidas.
Assim sendo, abordamos os principais critérios para análise de crédito no modelo Bussiness-to-Bussiness (B2B).
Coloque em prática e faça bons negócios!
Critérios para análise de crédito: os famosos 5 Cs!
As conclusões geradas pela avaliação de crédito geram grandes benefícios, como determinar o risco de inadimplência de um cliente.
Assim, além de determinar se a empresa deve aprovar ou rejeitar a negociação, também estipula o limite de crédito a ser concedido.
Uma abordagem tradicional para superar os desafios da gestão de riscos considera os chamados 5 Cs do Crédito, que são:
- Caráter – referente ao histórico financeiro do cliente e sua reputação no mercado. Baseia-se, principalmente, em transações já efetuadas.
- Capacidade – vinculado à real capacidade da empresa saldar a dívida contraída.
- Capital – diz respeito ao patrimônio líquido da empresa, envolvendo tudo o que compõe seu inventário.
- Condições – considera a situação financeira atual da organização e suas perspectivas/potencial para ampliar ou reduzir seus ganhos.
- Colateral – aqui leva-se em conta o que a organização oferece como garantia para evitar a inadimplência. Pode ser imóveis, maquinários, etc.
Um outro aspecto que costuma ser considerado é a avaliação da situação econômica de outras companhias que integrem o mesmo grupo corporativo daquela que está sendo avaliada.
Sem dúvida, esses critérios para análise de crédito são uma base importante para fechar negócios com segurança.
Ainda mais quando as parcerias comerciais envolvem grandes somas – como exemplo, o segmento farmacêutico -, outros cuidados devem ser praticados.
É o que mostramos no próximo tópico. Acompanhe!
A análise de crédito exige uma abordagem individual
A abordagem usual na avaliação dos riscos de crédito, que se baseia nos 5 Cs, é importante. Mas existem outros pontos que devem ser observados.
O primeiro deles é saber qual o momento atual da sua empresa: está cautelosa e evitando riscos ou deseja expandir, expondo-se um pouco mais?
Também é imprescindível aprofundar a classificação dos clientes. Atribuir pontuação com base no momento atual da empresa é uma estratégia inteligente para evitar inadimplência.
Afinal, as organizações estão em constante mudança. Hoje a situação é sensível, mas amanhã pode estar em evolução – ou vice-versa.
Da mesma forma, ao estabelecer critérios para análise de crédito, é essencial definir limites individuais, com base no perfil de cada cliente.
Assim, com uma avaliação aprofundada, será possível identificar oportunidades e ameaças, garantindo maior segurança na concessão de créditos.
A qualidade de informações sustenta os critérios para análise de crédito
Estabelecer os devidos critérios para análise de crédito não basta. Na verdade, tudo começa com informações de qualidade, isto é, atualizadas e fáceis de serem acessadas.
Quando falamos de indústrias dos segmentos farmacêutico, cosmético e agroveterinário, é preciso contar com informações provenientes de quem entende desse mercado.
A Credinfar foi criada em 1972 exatamente para isso, sendo formada pelas principais indústrias do ramo atuantes no Brasil.
Essas Associadas têm acesso exclusivo a soluções para avaliação de risco e concessão segura de crédito.
Isso acontece porque a Credinfar tem um sistema próprio que transforma em informações de créditos os dados atualizados semanalmente pelas empresas associadas.
Juntas, elas oferecem subsídios para o gestor adotar os critérios para análise de crédito adequados aos seu negócio. São elas:
- Ficha de Informações positivas e restritivas para suporte à gestão de crédito;
- Levantamento mensal de histórico de débitos, considerando dívidas totais e vencidas no último ano;
- Apresenta o comportamento de crédito da empresa no mercado por meio de análise de negociações com fornecedores;
- Avaliação do Fluxo de Caixa e dos Balanços Patrimoniais, apresentando relatório;
- Sugestão de limite de crédito para cada cliente;
- Análise a longo prazo do risco de cada parceiro comercial;
- Consolidação de informações de todas as empresas que participam do mesmo grupo econômico;
- Acesso a informações de órgãos públicos, tornando a análise ainda mais completa.
Além dessas consultas analíticas, a Credinfar ainda oferece diversos relatórios gerenciais, que garantem a assertividade e a agilidade no estudo do risco de créditos.
As Associadas Credinfar também podem usufruir do registro de currículos no sistema da associação, identificando profissionais dos segmentos de atuação. Uma forma de contribuir com processos seletivos das Associadas.
Conheça os detalhes desse leque de vantagens que somente nossas Associadas têm acesso, falando com nossa equipe: