Avaliação do risco de crédito no segmento agroveterinário

Avaliação do risco de crédito no segmento agroveterinário

O mercado de saúde e alimentação animal, como qualquer outro, exige dos gestores uma correta avaliação do risco de crédito no segmento agroveterinário para evitar a inadimplência.

Esse é um segmento que apresenta expansão a nível global, tanto nas empresas multinacionais, como nas organizações de menor porte. Essas últimas, explorando nichos abertos em função das particularidades sanitárias próprias de cada país.

Ainda que a indústria farmacêutica dedicada à saúde humana seja maior do que o voltado aos animais, algumas indústrias têm uma divisão de negócios para a agroveterinária.

E com altos investimentos em pesquisas e na operação organizacional, garantir o recebimento dos valores negociados é imprescindível.

Afinal, deixar de recebê-los compromete a saúde financeira e pode colocar em xeque novas pesquisas. Algo péssimo em um setor movido a novos lançamentos.

Nesse cenário, a avaliação do risco de crédito no segmento agroveterinário deve ser rigorosa, sem margem para dados ultrapassados.

Acompanhe a seguir mais detalhes sobre o assunto.

Crescimento contínuo e robusto marca o segmento agroveterinário

De acordo com dados do SINDAN – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, o setor nacional teve um crescimento recorde em 2021, com 20,5% – quando comparado com o período anterior.

Os produtos para ruminantes se mantiveram na liderança, com 51% do faturamento do segmento. Na sequência aparecem itens para: pets (24%), aves (12%), suínos (11%) e equinos (2%).

Esse desenvolvimento robusto no mercado de saúde animal pode ser atribuído a três fatores em especial:

  1. A contínua ameaça de doenças animais;
  2. Crescente interesse da população em segurança alimentar, bem como maior rigor nas normas regulatórias do setor;
  3. Crescimento da população de pets.

Sobre os animais de estimação, no Brasil a expansão é justificada principalmente pelo maior número de pessoas morando sozinhas e adotando os pets como companhias.

Essa evolução nos negócios do setor é muito bem-vinda e reforça a necessidade de uma criteriosa avaliação do risco de crédito no segmento agroveterinário. Um dos desafios a serem superados para a saúde financeira da indústria.

Tendências na medicina animal: onde estão as melhores oportunidades de negócios?

A Health for Animals, maior entidade representativa do setor de saúde animal, divulgou recentemente um relatório que aponta as principais tendências do setor.

Um dos pontos de destaque diz respeito ao aumento da demanda global por proteínas. Isso significa um aumento na demanda por medicamentos veterinários parar várias espécies.

Entre elas, os peixes de cativeiro têm previsão de crescimento de 22,4% em sua produção – até 2030.

Também devem crescer a oferta de leite (18,4%), de carne suína (17,5%) e, em uma taxa mais modesta, a carne bovina (6%).

Diante dessa situação promissora, o setor possui desafios importantes a vencer. Como, por exemplo, aumentar o índice do uso de medicamento entre os pequenos produtores para ampliar o bem-estar dos animais e reduzir perdas.

Algo muito importante porque, segundo a Organização Mundial de Saúde Animal, as perdas da produção de proteína podem chegar a 20% (ao ano), em função de doenças.

Além disso, a avaliação do risco de crédito no segmento agroveterinário precisa ser realizada com eficiência a cada negociação.

Afinal, evitar a inadimplência é sempre importante. Mas em um segmento onde ocorrem grandes investimentos em pesquisas e onde as negociações costumam ser vultuosas, ela é essencial!

Dados para a avaliação do risco de crédito no segmento agroveterinário

Toda empresa está sujeita à inadimplência, por isso é imprescindível buscar meios de minimizar esse problema. E é aí que entra a avaliação do risco de crédito no segmento agroveterinário.

Quando bem realizada, ela oferece outros benefícios – como investir no crescimento organizacional e no desenvolvimento de novos produtos. Ou, ainda, aumentar a credibilidade e competitividade da empresa.

Nesse sentido, conhecer o histórico de crédito dos clientes é uma maneira de realizar negócios com maior segurança. Desde que as informações usadas para a análise sejam confiáveis.

Além disso, considerar informações específicas do segmento de atuação também aumenta a eficiência da análise.

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