O rating de crédito é uma avaliação imprescindível para manter a saúde financeira de um negócio.
Essa é a classificação financeira que uma organização (ou país) tem no mercado, considerando sua capacidade de honrar as dívidas assumidas.
Trata-se de um processo complexo, que considera muitas variáveis e precisa ser realizado com base em informações confiáveis.
Então, entenda melhor como isso funciona e proteja sua empresa da inadimplência.
Afinal, o que é rating de crédito?
Este é o termo utilizado para avaliar a credibilidade financeira de entidades variadas – empresas, organizações sem fins lucrativos, governos e até países.
Agências especiais de classificação do risco de crédito analisam o risco financeiro para identificar se a instituição pode ou não pagar seus compromissos em dia.
Existem diversas agências de rating espalhadas pelo mundo inteiro. No entanto, as três agências de risco mais importantes e com maior credibilidade em todo o mercado são: Moody’s, Fitch e S&P (Standard & Poor’s).
Além dessas, o Brasil também conta com outras agências internacionais que monitoram regularmente o risco de crédito do país.
A partir daí, elas têm o desafio de compilar esse rating usando um relatório detalhado que leva em consideração vários fatores:
- Histórico de empréstimos,
- Capacidade de pagar a dívida,
- Dívidas passadas,
- Potencial econômico futuro e muito mais.
Um rating de crédito positivo ajuda a construir uma boa credibilidade à instituição, indicando um bom histórico de pagamento.
Assim, ajudam na concessão de crédito em negociações diversas. Como a compra de lotes de medicamentos produzidos por umaempresa do segmento farmacêutico.
Tipos de Rating de Crédito
No geral, as agências de crédito definem as classificações de crédito em três tipos principais, gerando benefícios às empresas que acompanham essas avaliações.
Rating Corporativo X Rating de Emissão
O corporativo é a nota que considera a capacidade de uma empresa em pagar todas as suas obrigações financeiras. Em outras palavras, ela tem liquidez financeira positiva para honrar seus passivos.
Rating de emissão, por sua vez, é a classificação de risco de cada título ou emissão. Assim, cada vez que uma empresa da Bolsa emite uma debênture ou título de dívida, terá um rating próprio.
Rating por Grau
Dentro de uma escala estabelecida pelas agências, divide-se em:
- Grau de investimento, quando há menor risco e o tomador, provavelmente, cumprirá os termos de reembolso.
- Grau Especulativo, com maiores chances de inadimplência.
Rating por Nota
Visa atribuir notas conforme riscos de inadimplência. Para isso são avaliados vários fatores. Por exemplo:
- Balanços e demonstrações contábeis;
- Histórico de pagamentos;
- Critérios de ESG (empresas);
- Ambiente político (no caso de governos);
- Análise por segmentos de mercado.
De posse desses dados, um comitê determina a nota de risco de crédito.
Qual é a importância do rating de crédito do seu negócio?
Ao oferecer uma avaliação de risco de inadimplência feita por grandes agências especializadas, o rating de crédito colabora para decisões de crédito assertivas.
Assim sendo, trata-se de uma prática objetiva e eficiente de fazer negócios e reduzir as chances de ficar sem o devido pagamento.
No entanto, se você atua no segmento farmacêutico, cosmético, agroveterinário e afins, existe outra maneira de fazer análises assertivas, ágeis e eficientes.
Associando-se à Credinfar, uma instituição sem fins lucrativos que fornece informações de crédito atualizadas e completas às nossas associadas. Com base em seu sistema que transforma em informações de créditos os dados atualizados semanalmente pelas empresas que pertencem ao seu quadro associativo.
Entre as informações oferecidas para embasar decisões de crédito ágeis e seguras, temos:
Relatórios Gerenciais
- Rating de Carteira
- Inadimplência da Carteira
- Avaliação de DSO
- Monitoramento de Performance de Clientes
- Alertas de Comportamento de Clientes
- Mapeamento de Clientes
Consultas Analíticas
- FIC – Ficha de Informações Credinfar
- CREDINFAR – Risk Rating
- Histórico de Débitos
- Análise de Balanços e Demonstração dos Fluxos de Caixa
- Sugestão de Limite de Crédito
- Portal de Órgãos Públicos
- Grupo Econômico
Com base nessas informações, as Associadas Credinfar podem proteger atividades e recebíveis, garantindo bons negócios e crescimento contínuo.