Criar uma política de crédito que atenda às necessidades de seu negócio garante uma base sólida para gerenciar riscos e fazer concessões com segurança.
Isso mesmo, cada empresa e setor possui diretrizes próprias, variáveis conforme práticas de mercado, bem como o estágio de crescimento dos negócios. Até mesmo o apetite de risco interfere nessas definições.
Mas o que é a política de crédito, afinal? Trata-se de um conjunto de diretrizes que uma organização segue para determinar linhas de crédito.
Documentar essas regras é fundamental para garantir que todos os colaboradores envolvidos com vendas e finanças estejam sintonizados. E sigam um padrão na hora de conceder crédito a um cliente.
Se você ainda não tem sua política de crédito definida, ou se possui, mas deseja certificar-se de que é a mais adequada, este artigo vai ajudar.
Boa leitura!
Benefícios de uma política de crédito bem estabelecida
São muitas as vantagens de ter um documento que norteie a forma de concessão de crédito em sua organização.
Para começar, a política descreve com clareza o fluxo de trabalho de gestão de risco. Indica a pontuação de crédito, qual a política de inadimplência da organização, quem é o responsável pela liberação do crédito (por faixas de valor), etc.
Assim, evita que as decisões sejam tomadas com base em opiniões pessoais. Elas passam a ser definidas com base em informações previamente estabelecidas, seguindo o trâmite determinado pela empresa.
É comum que os times de vendas e o financeiro tenham visões e objetivos diferentes e alinhar essas diferenças é um desafio. Por isso, a política de crédito bem estabelecida e conhecida por todos os colaboradores que precisam agir segundo esse documento, reduz atritos entre equipes.
Com regras claras, todos devem seguir as práticas da empresa, conscientes de suas limitações de negociação.
Dessa maneira, indicando diretrizes claras e seguras, a política de crédito reduz o risco de inadimplência.
Sem contar que ajuda a treinar novos colaboradores, que terão um documento seguro e detalhado para estudar e seguir.
Informações que devem constar em sua política de crédito
Já citamos anteriormente algumas informações que devem constar em suas diretrizes de concessão de crédito. Conheça outras que elevam a segurança financeira:
- Qualificação da empresa: indique quais os dados necessários para que uma organização se qualifique e, ainda, o que o desqualifica para receber a concessão – histórico ruim, pode ser um critério;
- Limites de crédito: faça um estudo e/ou adote soluções que ajudam a estabelecer o limite de concessão. Para isso, considere o risco que sua empresa pode correr, perspectivas econômicas e por segmento, situação financeira do cliente, outras dívidas que já possui, garantias, etc.;
- Defina as informações: determine quais informações são necessárias para aprovar o crédito.A título de ilustração, são as soluções para consultas analíticas e os relatórios gerenciais que a Credinfar disponibiliza para o segmento farmacêutico, cosmético e agroveterinário;
Decida com base em informações confiáveis
A Credinfar possui a mais completa base de informações que tornam assertivas a concessão de crédito para empresas dos segmentos farmacêutico, cosmético, agroveterinário e afins.
Nossas soluções são um suporte seguro para evitar a inadimplência porque são confiáveis e atualizadas. Além disso, são completas, oferecendo:
Consultas Analíticas
- FIC – Ficha de Informações Credinfar
- CREDINFAR – Risk Rating
- Histórico de Débitos
- Análise de Balanços e Demonstração dos Fluxos de Caixa
- Sugestão de Limite de Crédito
- Portal de Órgãos Públicos
- Grupo Econômico
Relatórios Gerenciais
- Inadimplência da Carteira
- Rating de Carteira
- Avaliação de DSO
- Monitoramento de Performance de Clientes
- Alertas de Comportamento de Clientes
- Mapeamento de Clientes
Com uma boa política de crédito e com essas soluções, exclusivas para nossas Associadas, sua concessão de crédito será ágil e segura.
Veja os detalhes de nossos serviços, acessando: