Identificar o grau de risco financeiro de uma empresa é imprescindível. Ainda mais em um país como o Brasil, onde o custo do dinheiro é muito elevado e a escassez de capital de giro pode, rapidamente, inviabilizar um negócio.
Assim, fazer a análise para a concessão de crédito é função estratégica de todo gestor financeiro.
Afinal, o que é análise de risco financeiro?
Muitas situações podem ocasionar prejuízos nas finanças e na imagem das organizações.
Nesse contexto, faz-se necessário identificar o grau de risco financeiro, prática que visa conhecer a probabilidade de imprevistos acontecerem. E dessa forma, antecipar-se às ameaças, buscando meios de reverter a situação.
Para isso, os responsáveis mapeiam ocorrências passíveis de gerar prejuízos à empresa, utilizando informações e traçando estratégias para minimizar ameaças.
Com base nessas diretrizes, os gestores podem tomar decisões seguras e inteligentes que vão proteger as finanças e ajudar no crescimento sustentável da organização.
Principais riscos financeiros existentes
Toda empresa está exposta a ameaças que podem influenciar a estabilidade organizacional. Conhecê-las é essencial não apenas para identificar o grau de risco financeiro, mas também para definir como lidar com eles.
Conheça as principais a seguir:
Risco de mercado
Diz respeito às oscilações de preço, juros e taxas do mercado financeiro. Elas ocasionam impactos nos investimentos realizados pela empresa, bem como na precificação dos produtos.
Também podem gerar inadimplência e queda nas vendas, em função do menor poder de compra dos consumidores/organizações que tendem a comprar menos.
Para contornar essas situações, um bom planejamento financeiro e o acompanhamento das mudanças do mercado permitirão antecipar tendências.
Risco de liquidez
Para identificar o grau de risco financeiro é preciso verificar a liquidez da empresa com quem se está negociando. Isto é, a possibilidade dela não honrar compromissos assumidos com colaboradores e fornecedores.
Quase sempre, a causa desse problema é a má gestão do fluxo de caixa, levando à falta de capital de giro.
Riscos operacionais
São as perdas ocasionadas por colaboradores, eventos externos e sistemas que impactam a operação organizacional. É o caso de problemas em máquinas, processos trabalhistas, fraudes, entre outras ocorrências que geram prejuízos.
Esses são riscos mensuráveis que podem ser identificados com o levantamento de potenciais problemas para o bom funcionamento das atividades.
Risco de crédito
Nesse caso, é avaliado o grau de confiabilidade financeira oferecida por uma organização a um credor. Quando os riscos são altos, os juros ou o valor do serviço fica mais elevado.
Identifique os riscos e evite prejuízos em seus negócios
Ao identificar o grau de risco financeiro, a organização pode optar:
- Evitar o problema. Um exemplo: a organização pensa em fazer um investimento, mas depois da avaliação acha que os riscos são altos. Então, decide voltar atrás e não correr riscos;
- Aceitar o risco por achá-lo tolerável;
- Aceitá-lo e reduzir as chances da ocorrência;
- Transferir riscos – como contratar um seguro;
- Aceitar o risco e explorá-lo, caso de investimentos mais agressivos que podem proporcionar rendimentos mais altos.
Na Credinfar, o grau de risco financeiro pode ser medido com a análise das Demonstrações dos Fluxos de Caixa, solução que gera relatório de avaliação e facilita o trabalho do Analista e do Gestor de Crédito.
Como consequência, protege o Contas a Receber de indústrias farmacêutica, cosmética, agroveterinária e afins contra as indesejadas inadimplências.
Há mais de 50 anos, oferecemos informações atualizadas e confiáveis para que as empresas Associadas conheçam o histórico de seus clientes. E faça negociações com segurança.
Para isso, desenvolvemos e disponibilizamos soluções para análise de crédito e proteção de recebíveis.
São Consultas Analíticas como Histórico de Débitos, Credinfar Risk Rating, Análise de Balanços Patrimoniais, entre outros. E ainda Relatórios Gerenciais, Inadimplência da Carteira, Rating da Carteira, Avaliação DSO, Mapeamento de Clientes, etc.
As Associadas Credinfar confiam em suas informações para concessão de crédito porque possui ampla experiência, consistência e segurança da informação, bem como gestão eficiente.