O score pessoa jurídica auxilia na análise da capacidade financeira das empresas. Ele pode ser usado no momento de qualificação dos clientes e para monitorá-los após o fechamento da negociação.
Na verdade, as organizações com quem você faz negócios também avaliam sua empresa com base nesse critério.
Então, vamos entender melhor o que é e como funciona essa pontuação que ajuda a entender os riscos de crédito.
Sobre o score pessoa jurídica (ou score CNPJ)
Também chamado como score CNPJ, o score pessoa jurídica é uma pontuação que determina a saúde financeira de uma organização.
Considerando o pagamento de contas, relacionamento com instituições financeiras, volume financeiro movimentado pela empresa, entre outros fatores, o score com base no CNPJ atribui uma nota à empresa.
Ela pode variar de 0 a 1.000, sendo que, quanto mais elevada for a pontuação, melhor será a saúde financeira organizacional.
Ainda que cada birô de crédito tenha uma margem para atribuir pontos a uma companhia, de modo geral, a classificação pode ser dividida conforme segue:
- 0 a 400: organizações que têm problemas em honrar seus compromissos, representando alta probabilidade de inadimplência;
- 401 a 7050: são empresas que pagam suas dívidas, mesmo que com alguma dificuldade, representando um risco médio de falta de pagamento. Para elas, condições moderadas de crédito, com taxas de juros maiores, são possíveis;
- 701 a 900: riscos de inadimplência são baixos. Por isso, esses parceiros merecem propostas tradicionais de crédito;
- 901 a 1.000: grandes negócios podem ser feitos com empresas que têm o score pessoa jurídica alto e risco de inadimplência considerado inexistente. Inclusive merecem condições diferenciadas em relação ao que é oferecido pelo mercado.
Em outras palavras, notas altas significam que a companhia paga suas contas em dia. Portanto, oferece menores riscos e merece crédito por parte de seus parceiros comerciais. Além de limites maiores, prazos mais generosos e taxas de juros mais baixas.
Ao contrário, empresas que são mal pagadoras possuem pontuação menor e é preciso cuidado na liberação de crédito – se é que ele deva ser concedido. Afinal, elas representam uma maior ameaça de inadimplência.
Usando a pontuação do CNPJ a favor de seus negócios
O score pessoa jurídica é muito importante no momento de conceder crédito aos seus parceiros comerciais. Ele vai ajudar a definir o valor adequado em cada transação, bem como taxas de juros, quantidade de parcelas, etc.
Da mesma forma, ele será útil quando sua organização decidir solicitar um empréstimo para investir na modernização de sua operação, por exemplo. Ou para desenvolver novos produtos e serviços.
Tendo uma pontuação elevada, sua empresa poderá obter valores mais altos, com melhores condições.
No entanto, se o score do CNPJ for baixo, é essencial melhorar o gerenciamento financeiro para evitar limitações de crédito.
Por tudo isso, uma boa prática é aumentar o score pessoa jurídica seguindo essas dicas:
- Evitar atrasos no pagamento de dívidas – mesmo pequenos atrasos levam à perda de pontos;
- Se houver algum problema que impeça a quitação de uma dívida, entrar em contato com o credor e renegociá-la;
- Manter atualizados os dados tanto da empresa quanto dos sócios;
- Acompanhar a pontuação de score pessoa jurídica periodicamente.
Essas providências vão contribuir para um melhor controle financeiro, mostrando ao mercado que a sua empresa é confiável e tem credibilidade.
O score pessoa jurídica é apenas um critério para manter a saúde financeira de sua empresa
A pontuação do CNPJ é um termômetro para entender o nível de credibilidade que uma empresa tem no mercado – e ajudar a fazer bons negócios.
Mas apenas um bom score pessoa jurídica não é suficiente para superar os desafios da concessão de crédito. Tendo maior assertividade e evitando a inadimplência.
Existem outras avaliações que precisam ser realizadas e que, usadas em conjunto, potencializam a segurança da decisão.
No caso de empresas do segmento farmacêutico, cosmético, agroveterinário e afins, a Credinfar oferece uma série de informações atualizadas semanalmente.
Totalmente confiáveis, as soluções são exclusivas para as empresas associadas e compreendem:
Consultas Analíticas
- FIC – Ficha de Informações Credinfar
- CREDINFAR – Risk Rating
- Histórico de Débitos
- Análise de Balanços e Demonstração dos Fluxos de Caixa
- Sugestão de Limite de Crédito
- Portal de Órgãos Públicos
- Grupo Econômico
Relatórios Gerenciais
- Inadimplência da Carteira
- Rating de Carteira
- Avaliação de DSO
- Monitoramento de Performance de Clientes
- Alertas de Comportamento de Clientes
- Mapeamento de Clientes
Para se associar, é necessário que a empresa tenha a característica de indústria ou distribuidores próprios e exclusivos. Também deve ser de um dos segmentos farmacêutico, cosmético, agroveterinário e afins, bem como se comprometer a alimentar a base de dados.